Ícone para fechamento de elementos modais do site Ícone para seção de comentários do site Ícone para perfil no Facebook Ícone para representação de categorização do site Ícone para perfil no Google Plus Ícone para curtir o artigo do site Ícone para perfil no LinkedIn Ícone para exibir menu escondido do site Ícone para perfil no Pinterest Ícone para abrir modal de busca do site Ícone para compartilhamento do site Ícone de data da postagem Ícone para perfil no Twitter Ícone para compartilhar artigo no WhatsApp

Logotipo de João Kleber Figueira dos Santos Desenvolvedor Web Freelancer Jkfigueirasantos Blog

UX - 5 dicas para fracassar na experiencia de usuário do seu site

UX – 5 Dicas para fazer o seu site fracassar na experiência de usuário

De Ads e banners malucos à preguiça de desenvolvedor. 5 macetes infalíveis para garantir uma péssima UX aos seus usuários.

Escrito por jkfigueirasantos

Hoje se encontra muitos blogs de desenvolvimento web e UX dicas muito boas para garantir um bom uso de site e garantir uma experiência de usuário satisfatória. Artigos que abrangem desde cores até carregamento de páginas, porém vi poucos sobre mostrando o lado oposto.

Então hoje decidi criar uma lista com 5 dicas de como fazer seu site ou portal fracassar no quesito de UX com base nas minhas experiências e no que vejo por aí.

ps: Leitura de conteúdo sarcástico e ácido. Peguem seus cafés ou cervejas e reflitam comigo nessas dicas.

Dica de Fracasso de UX #1 – Faça seus usuários presenciarem page reloads de 2 em 2 minutos

Nada melhor que começar o dia acessando portais de notícias para se manter atualizado sobre as coisas que acontecem ao seu redor, certo? Você vê uma manchete do seu assunto preferido que te chama a atenção (para mim tem sido economia e investimentos ultimamente).

Você clica e acessa a matéria, pega seu café quentinho e começa a ler sobre o assunto e de repente um WILD PAGE RELOAD aparece e recarrega a página, fazendo você esperar cerca de 6 segundos até terminar seu carregamento e QUIÇÁ voltar ao ponto da leitura que você estava. Com certeza esse é o fator que mais me tira do sério.

Dica de Fracasso de UX #2 – Atoche sua página com anúncios

Se você produz conteúdo na internet através de seu blog/portal e essa é a sua principal fonte de renda ou precisa fazer seu site “se pagar” através de anúncios, é perfeitamente normal a inserção de publicidade nele. Afinal dependendo do tráfego do site pode requerer-se um bom plano para se manter ok, evitando latências e outros fatores que podem acontecer se você colocar seu site numa hospedagem bem básica ou fraca.

Porém é absurdo como alguns site usam de forma exagerada publicidades em seus sites:

  • Backgrounds pesados no fundo para anúncios de produtos ou empresas;
  • Publicidades em tecnologia Flash nas sidebars;
  • Anúncios que fazem a página excederem a largura do viewport (uma sidebar “extra” somente para ads que fazem o site ter uma rolagem horizontal);
  • Vários anúncios animados numa página (para quem um leve TDA como eu é lindo ler um texto e ao mesmo tempo haver 5 anúncios animados pulando na tela).

Fora quando o anúncio não é feito de forma otimizada como anúncios passados de agência para portal, diferentemente de anúncios do Google que possuem um certo tamanho em KBs e tempo de animação, por exemplo.

Então lembre-se: De nada adianta ter vários banners de publicidade sendo que ninguém fica no seu site por causa de uma má experiência de usuário.

Dica de Fracasso de UX #3 – Seja em telas grandes ou smartphones: Faça aparecer anúncios “do nada” no meio da leitura

Pensei em incluir este item na dica #2, porém ele merece ter uma atenção diferenciada por causa de sua localização.

Geralmente uso mais o smartphone para leituras de artigos. Em alguns portais e blogs eu encontro anúncios que surgem do nada no texto do site: Vídeos que já começam tocando a sua trilha – ou não – e empurram parte do conteúdo textual e gráfico do artigo para baixo.

Dependendo da resolução do seu dispositivo você tem que rolar a página quase que sua altura total (smartphones) para continuar lendo e quando o video acaba o CONTEÚDO VOLTA A SUBIR e você tem que rolar pra cima de novo dependendo da altura onde o seu foco de leitura está no momento. (imaginem o Alborghetti falando isso e batendo na mesa, este sou eu com esse item).

UX - Alborguetti ficaria um pouco nervoso com o seu popup no meio da leitura dele

Alborguetti ficaria um pouco nervoso com o seu popup no meio da leitura dele

Dica de Fracasso de UX #4 – Instale plugins “à rodo” no seu CMS e faça-o demorar segundos para mostrar seu conteúdo.

Pelo que vejo no portais que leio, a sua maioria é em WordPress. WordPress é uma ferramenta excelente para produção de sites onde você ou seu cliente queira ter um gerenciamento de conteúdo mais fácil.

Na mesma proporção da facilidade de gerenciar páginas, posts e imagens no seu CMS, é muito fácil cair na tentação de instalar plugins visando seu conforto (não perdendo tempo de desenvolvimento ou gastos com desenvolvedores). Um exemplo disso é instalação de plugins para compartilhamento em redes sociais.

Desenvolvedores sabem que as redes sociais pegam as informações próprias para compartilhamentos em suas plataformas através de meta tags adicionadas no head/cabeçalho da página: definição do título, descrição e imagem da postagem, por exemplo, e colocar somente a estrutura de permalink próprio de cada rede social que se deseja em uma tag de ancora/linkagem.

Porém muitos preferem instalar plugins que além de inserirem CSS, onde muitas linhas de estilos nem vão ser usadas, causando mais requisições no servidor e mais KBs a serem baixados, vêm também JS só com a FINALIDADE DE COMPARTILHAR!

Alguns podem falar “Ah mais é só um plugin e facilita a vida. Imagina tem que desenvolver a mesma coisa em cada projeto que vier”. Resposta: Simples, desenvolva um e deixe já pronto (tipo um bootstrap). Com uma estrutura de permalink certa e CSS básico. É só reaproveitar em cada projeto e adaptá-los de acordo com o Design / Linguagem visual do projeto (ou larga de preguiça).

Para os donos de blogs/portais que não possuem o conhecimento técnico: Procurem um desenvolvedor para fazer isso. Certamente não vai ser custoso, vai ser rápido e você pode ainda pedir para ele fazer uma análise geral do seu site. Oferecendo soluções para deixá-lo mais rápido e eficiente, podendo assim agradar mais seus usuários com uma melhor experiência de uso.

Caso não tenha um de confiança, entra em contato comigo que é nóiz! que a gente conversa 🙂

Dica de Fracasso de UX #5 – Coloque uma cor de fundo BACANA no seu site e na parte textual.

Não entendeu? Simples. Coloque uma cor de fundo vermelha com uma cor de texto branca – ou preta se tu for gótico – ou então deixe a cor de background num tom parecido com a fonte.

Vai ser jóia ler seu artigo ou o que a empresa oferece neste contraste e com uma fonte de 12px !

COMENTAR
COMPARTILHE