Ícone para fechamento de elementos modais do site Ícone para seção de comentários do site Ícone para perfil no Facebook Ícone para representação de categorização do site Ícone para perfil no Google Plus Ícone para curtir o artigo do site Ícone para perfil no LinkedIn Ícone para exibir menu escondido do site Ícone para perfil no Pinterest Ícone para abrir modal de busca do site Ícone para compartilhamento do site Ícone de data da postagem Ícone para perfil no Twitter Ícone para compartilhar artigo no WhatsApp

Logotipo de João Kleber Figueira dos Santos Desenvolvedor Web Freelancer Jkfigueirasantos Blog

amp-imagepost-artigo

AMP: Acelere e melhore experiência de usuário nos seus sites com ela !

Uma nova forma de fornecer publicações online mais rápidos, otimizados e com a melhor experiência para seus usuários.

Escrito por jkfigueirasantos

AMP, de Accelerated Mobile Pages, é um projeto encabeça e em desenvolvimento por grandes empresas de TI e publicações online. Visando de forma simples e quase instantânea disponibilizar conteúdos postados para usuários em dispositivos móveis. Aprenda aqui um pouco mais do que está por trás desta iniciativa e veja o porque é importante você usá-la no seu projeto!

A necessidade do AMP

Segundo a Google, metade de todos os visitantes podem abandonar um site se o mesmo não for carregado 3 segundos. Considerando também a complexidade de interface e carregamento de alguns projetos, existe um problema de que um usuário comum com o seu celular enfrenta problemas para ler postagens, seja em blogs ou portais de notícias.

É 2016 e é difícil de acreditar que navegar pela web em um celular pode ainda ser tão lento, com usuários abandonando sites que ainda não carregam rapidamente. Para nós – e para muito no ramo – era claro que algo precisava mudar.

Nick Zukoski, Software Engineer na Google

A ideia aqui do Accelerated Mobile Pages é fornecer uma interface do usuário rápida e simples. Focando somente no conteúdo presente num artigo, numa notícia ou outro tipo de publicação online, trazendo somente o logo do site juntamente com imagens e textos relacionados.

Exemplo de mobile page e seus resultados no Google

Imagem via https://amphtml.wordpress.com/

Veja acima na imagem como é a aparência de uma publicação no modelo de AMP: olhando para esquerda vemos que ao pesquisar pelo termo “Mars” logo na primeira fileira aparece postagens com imagem, logo de quem está publicando o artigo juntamente com o título e data da postagem. Nos exemplos ao lado vemos dois modelos de AMPs.

Você pode fazer um teste indo em g.co/ampdemo (pelo smartphone ou emulando um dispositivo móvel no Google Chrome). No campo de busca digite por um termo de seu interesse (pesquisei por “Lua”). Logo no início das resposta o Google já recomenda a procurar resultados com o símbolo AMP. Ao acessarmos em um resultado com esse símbolos a gente pode ver que o conteúdo aparece quase que instantaneamente na tela.

amp-exemplo-busca-lua

Abaixo você vê um exemplo de postagem deste humilde blog usando AMP e sua versão padrão para desktops.

exemplo-postagem-blog-amp

Porque você deve usar AMP nos seus projetos

Nos últimos 8 meses, o pessoal da Google começou a mostrar resultados com AMP na parte Top Stories/Notícias Principais. Embora não seja um fator de grande impacto para ser considerada tática de SEO, só dela proporcionar uma melhor experiência do usuário no seu site (diminuindo tempo de carregamento/menor taxa de abandono) já deve fazer você considerar incorporar ela no seu projeto.

Fora que… vai saber se isso não pode ajudar na hora de ter um melhor Page Ranking nas buscas. Lembra de quando aconteceu o Mobilegeddon?

Confira mais detalhes deste projeto em https://www.ampproject.org/

Referências

COMENTAR
COMPARTILHE